• 25/03/2024

    Com viés sustentável, Cervejaria do Grupo EZOS investe em logística reversa

    Detentora das marcas Saint Bier, Barco, Coruja e Catarina possui selo ‘eu reciclo’, a partir da compensação ambiental das embalagens de todos os produtos produzidos pela indústria

    Cada vez mais, as empresas têm direcionado seus focos para práticas que valorizem as ações em prol do meio ambiente, da sociedade e da governança (ESG). Nesse contexto, como maneira de reforçar seu viés sustentável, a Cervejaria do Grupo EZOS tem investido em logística reversa. A partir da compensação ambiental das embalagens de todos os produtos fabricados pela indústria, a detentora das marcas Saint Bier, Barco, Coruja e Catarina obteve, inclusive, o selo ‘eu reciclo’.

    Em um país com mais de 200 milhões de habitantes, conforme dados do Censo Demográfico de 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o compromisso com o desenvolvimento sustentável se torna ainda mais crucial. E a logística reversa visa otimizar o ciclo de vida dos produtos, contemplando tanto sua fabricação quanto o descarte adequado. E, nesse caso, na reciclagem para que possam ser reintroduzidos no mercado.

    Um olhar à sustentabilidade

    Por meio de parceria com uma empresa especializada, 30% de todas as embalagens lançadas no mercado pela Cervejaria são recicladas. Essa abordagem não apenas reduz os resíduos, mas também contribui para a economia circular, diminuindo a necessidade de novas matérias-primas. O vidro, por exemplo, frequentemente utilizado nos envases da indústria, pode ser empregado em novas embalagens para indústrias alimentícias, farmacêuticas e químicas; ser um dos componentes da lâmpada; lã de vidro, utilizada na construção civil; entre outras possibilidades.

    Além desse material, também são reciclados papelão, alumínio, metal e plástico, visto que a empresa deve compensar tanto as embalagens primárias, que estão em contato direto com a bebida, quanto as secundárias, usadas para agrupar determinado número de produtos e criar uma unidade de estoque.

    Preocupação de todos

    A preocupação por questões relacionadas ao meio ambiente é uma demanda cada vez mais latente. Dados divulgados em 2021 pela Opinion Box mostram que, pelo menos, 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade um tema importante para o cotidiano. “Nossa meta é chegarmos cada vez mais próximos do 100% e, quem sabe, um dia atinjamos 200% de reciclagem das nossas embalagens”, frisa a supervisora de Qualidade da Cervejaria detentora das marcas Saint Bier, Barco, Coruja e Catarina, Bárbara Marcon Bez Batti.

    Além do benefício ambiental, a comunidade também é impactada pela iniciativa, já que cooperativas de reciclagem locais são contratadas para a compensação respectiva das embalagens, que devem corresponder a quantidade de produtos comercializados em cada estado do Brasil. “Outro ponto positivo é a diminuição da emissão de combustível, que seria elevada caso trouxéssemos os resíduos para serem destinados corretamente aqui na indústria”, destaca Bárbara.

    VOLTAR
  • Assuntos relacionados:

    Relacionados:

    Imagem da notícia

    16/04/2024

    Cerveja e chope: diferença em detalhes, mas características marcantes

    Leia Mais
    Imagem da notícia

    11/03/2024

    Viúva Negra, da Barco, é premiada no Concurso Brasileiro de Cervejas

    Leia Mais
    Imagem da notícia

    15/02/2024

    Para garantir sabor e aroma, diversas etapas são essenciais na fabricação da cerveja artesanal

    Leia Mais