• 06/12/2023

    Alimentação equilibrada e prática de exercícios pode auxiliar nos níveis de colesterol

    Quando unidas em prol de mais saúde no dia a dia, ambas contribuem diretamente para a sensação de bem-estar

    Diversos são os fatores que podem auxiliar o bom desenvolvimento do organismo e, consequentemente, contribuir para uma melhor qualidade de vida. Entre eles, dois se mostram o primeiro passo para aqueles que almejam o bem-estar: alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas. O que muitos não sabem é que a união de refeições nutritivas e o movimento constante do corpo são aliados na saúde e podem, inclusive, impactar nos níveis de colesterol.

    O índice, que sempre gera ansiedade nos pacientes que realizam o exame do sangue, nada mais é do que um composto gorduroso utilizado para a produção das membranas celulares e de alguns hormônios. Ele é subdividido em dois tipos: o HDL, lipoproteína de alta densidade, também conhecido como colesterol bom; e o LDL, lipoproteína de baixa densidade, conhecido como colesterol ruim.

    Nesse cenário, conforme explica a nutricionista Yasmin Ghellere, a alimentação equilibrada pode auxiliar no aumento do HDL e diminuição do LDL. “Por mais que a mudança nas refeições e a prática de exercícios interfiram nos níveis, outros fatores como genética, tabagismo e estresse também desempenham papel importante. No entanto, a principal dica é reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans”, afirma.

    Papel das fibras

    As fibras solúveis, que podem ser encontradas de maneira significativa no arroz integral, são ótimas companheiras para aqueles que buscam equilibrar o colesterol. O fato só é possível, porque elas formam um gel que altera a absorção no organismo. Nesse cenário, a Kiarroz – marca da Fumacense Alimentos – toma todo cuidado para que boa parte dos nutrientes fiquem presentes no grão durante o processo de beneficiamento que o cereal passa dentro da indústria.

    Já tradicional no almoço brasileiro, ele pode ser combinado com diversos ingredientes, inclusive aqueles que contribuem para manter os níveis estáveis, como por exemplo, carnes magras, peixe, verduras e legumes, dentre outros. “O arroz tem a vantagem de fornecer energia e, ainda, cair bem com uma infinidade de opções. Assim, as pessoas têm diversas possibilidades na hora de cozinhar, tornando mais fácil o processo”, destaca Yasmin.

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