• 18/09/2023

    Descobri sensibilidade ao glúten: e agora? Descubra o que fazer

    Medida imediata está em retirar completamente da dieta produtos que contenham a proteína presente no cereal, além da atenção redobrada nos rótulos dos alimentos

    Por mais que os sintomas sejam mais leves quando comparados à doença celíaca ou alergia, pessoas com sensibilidade ao glúten devem estar atentas aos primeiros passos logo após o diagnóstico. A medida imediata está em retirar completamente da dieta, produtos que contenham a proteína presente no cereal, além de manter uma atenção redobrada nos rótulos, por conta da contaminação cruzada.

    Responsável por dar liga aos alimentos, o glúten está presente no trigo, na cevada, no centeio e no malte. Para uma parte da população, ele é inofensivo, dado que é bem absorvido e, depois, eliminado pelo sistema digestivo. Contudo, para muitos, ele pode trazer vários problemas gastrointestinais e grande dor de cabeça. Entre os sintomas mais comuns, fáceis de identificar e que todos devem ficar atentos, encontram-se a diarreia, inchaço, constipação e flatulência.

    Não demore para agir

    Tendo em mente que o consumo acarreta grande desconforto e, consequentemente, má qualidade de vida, os indivíduos precisam adaptar suas refeições o quanto antes. “Se não tratada adequadamente, com acompanhamento e exclusão do ingrediente, o paciente pode ter complicações a longo prazo, por isso é um momento de ser ágil e desbravar novos preparos e receitas”, salienta a nutricionista Larissa Zanette.

    No entanto, por mais que pareça assustadora, a rotina de alguém com sensibilidade ao glúten é bem tranquila. A pessoa precisa, somente, substituir o ingrediente por outro semelhante com a mesma função e, assim, continuar com a vasta opção de comidas e bebidas no cardápio.

    Tal troca se mostra mais simples do que parece, na visão da nutricionista, dado que o mercado dispõe de opções feitas à base de outro cereal. A RisoVita, marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos, oferece aos consumidores uma gama de produtos veganos feitos a partir do arroz. Com farinhas e misturas para pães e bolos, pessoas que escolhem um estilo de vida que exclui o glúten conseguem continuar com a versatilidade na hora de cozinhar.

    “Precisamos tirar o tabu que comida sem glúten não tem gosto ou que é difícil de preparar. Com um pouco de planejamento e atenção, todos conseguem ter refeições saudáveis e saborosas sem prejudicar a saúde. Ou seja, não precisa dar adeus àqueles momentos em família com um bolo quentinho e macio, apenas adaptar para desfrutar sem peso na consciência e sensação de mal-estar futuro”, frisa.

    VOLTAR
  • Assuntos relacionados:

    Relacionados:

    Imagem da notícia

    12/02/2024

    Alimentação restritiva não precisa ser impedimento em todas as fases da vida

    Leia Mais
    Imagem da notícia

    16/01/2024

    Celíacos podem celebrar aniversário sem peso na consciência

    Leia Mais
    Imagem da notícia

    21/12/2023

    Bebida vegetal à base de arroz é a combinação perfeita para várias receitas

    Leia Mais